sábado, 6 de abril de 2013

FarCry 3 Análise


Após alguns anos sem nenhum jogo da franquia FarCry, eis que a Ubisoft ressuscita no ano de 2012 a marca com a sequencia intitulada FarCry 3. Voltando aos moldes do primeiro jogo da série, com uma ilha paradisíaca open world e elementos psicodélicos. Acompanhe agora a analise completa desde incrível FPS.



História:

Algo que na maioria das vezes deixa a desejar em jogos de tiro em primeira pessoa é a história. Por mais que o plot inicial seja interessante e até bem elaborado, o desenvolvimento do roteiro se mostra mal aproveitado e mal desenvolvido, com personagens pouco carismáticos e situações clichês. Porém FarCry3 acerta em cheio, com uma trama um tanto quando simples nos momentos iniciais do jogo, mas que tem um desenrolar fascinante.


FarCry3 apresenta a história de um grupo de amigos riquinhos que saem de férias para aproveitarem a boa vida em uma ilha do pacifico, tudo parece uma maravilha, até que ao saltarem de pára-quedas caem em uma armadilha e são capturados por piratas que pretendem pedir o resgate para as famílias e após vende-los como escravos para o mercado negro. Você assume o papel de Jason Brody e tem de escapar do cativeiro com um inicio de gameplay eletrizante. Resta a ele então buscar seus amigos, porém neste percurso Jason encontrara personagens icônicos com personalidades marcantes, mérito tanto do roteiro bem escrito como dos atores que interpretam de forma brilhante. Outro destaque vai para um dos vilões o psicopata Vaas que mostra a face da insanidade entrando no Rool dos vilões mais marcantes dos vídeo games. Esses elementos e personagens farão Jason percorrer lugares incríveis na ilha e interagir com personagens imprevisíveis mostrando de forma unica a ganância, generosidade e loucura da raça humana de uma forma realista e bem desenvolvida. O jogo impressiona ao conseguir mesclar a mecânica do jogo com a personalidade de Jason e colocar sua evolução dentro da ilha com um desenrolar equilibrado fazendo você se sentir literalmente dentro da ilha e enfrentando suas dificuldades e tendo que sobreviver da melhor maneira que encontrar

Jogabilidade:

FarCry3 usa o motor gráfico CryEngine3, o mesmo de Crysis 3. É impressionante como esse motor gráfico proporciona uma jogabilidade fluida e que responde muito bem aos comando do jogador. Nos consoles os botões estão muito bem mapeados fazendo você sentir os controles como uma extensão de si próprio, dirigir carros tornou-se algo mais agradável que em FarCry2, respondendo de uma forma mais bacana, assim como asa-delta que funciona de uma forma muito intuitiva quando você esta controlando.

Gráficos:

Como eu já disse antes FarCry 3 utiliza o motor gráfico CryEngine 3, o resultado são gráficos incríveis, com uma ilha muito orgânica e realista. Efeitos de iluminação dinâmicos que interagem e reagem de maneira espetacular demonstrando por exemplo um pôr do sol com efeitos de luz que interagem com todo o ambiente da ilha e faz você ficar de boca aberta, assim como filetes de luz do sol que passam entre as folhas das árvores. Outro destaque é a modelagem de personagens muito competente e rostos muito bem construídos com expressões faciais que chegam gelar a alma em cenas onde o Vaas ,por exemplo, está falando suas atrocidades e olhando diretamente para você notando-se o brilho do olhar e movimentar-se de seus olhos, é realmente de arrepiar e um trabalho e polimento que não se vê com tanto capricho comumente. As vegetações são muito densas e transmitem a sensação de que você está em uma selva, as texturas são muito competentes, destaque para a versão PC que utiliza a ultima versão do DirectX, nos consoles a melhor performance fica na versão PS3 graças a um filtro gráfico que torna a imagem mais nítida com texturas melhores em relação à versão Xbox 360 que tem uma imagem mais poluída o que reflete em uma qualidade um pouco inferior do que diz respeito a efeitos e texturas.

Som:

As músicas do jogo cumprem o papel de passar tenção e emoção. Ao dirigir um veículo você pode escutar musicas pela rádio, mas não temos nada de marcante, apenas alguma ou outra musica havaiana legal. O grande destaque fica com a dublagem. Não é todo dia que vemos interpretações tão impressionantes como que FarCry 3 onde os atores vestiram o personagem fazendo você se sentir dentro da cena. Os sons dos tiros e efeitos sonoros em geral estão muito caprichados também.

Gameplay:

FarCry 3 tem uma das campanhas mais empolgantes de um FPS dos últimos tempos. A ilha Rock é composta por cenários fantásticos e são nesses cenários que você terá de enfrentar os mais diversos inimigos sejam eles pessoas ou animais selvagens. O jogo segue a linha Open World, ou seja, você tem a liberdade de ir para onde quiser, seja cumprindo as missões principais ou fazendo objetivos secundários. As missões principais envolvem o jogador em acontecimentos de tirar o folego  sem nunca esfriar, adrenalina pura, porém a realização de objetivos secundários é importante para facilitar sua vida dentro da ilha, como escalar as antenas de rádio e liberar o sinal para permitir que você veja o mapa por GPS além de liberar armas gratuitas nas lojas. Cada Antena tem uma maneira unica de ser escalada, como se fosse um quebra-cabeça, nesse momento cabe ao jogador observar o cenário para não acabar caindo lá de cima com um pulo no lugar que não deveria, porém a parte mais divertida fica em liberar os acampamentos do poder dos piratas. Por todo o mapa existem áreas que estão sobe posse do piratas, logo essa região ao redor é dominada por uma quantidade considerável deles, cabe você ir até lá e eliminar todos. Existem diversas maneiras de efetuar essas ações, como chegar ao melhor estilo Rambo e tocar o terror, você pode ser furtivo com uma sniper, pode liberar um animal que esteja aprisionado em uma jaula, como um urso ou uma onça fazendo estes atacarem os piratas. Você pode ser furtivo e matar os piratas com facadas e esconder seus corpos sem ser visto por ninguém, como ,por exemplo, pular de um telhado esfaquear o inimigo, esfaquear um seguinte que esteja próximo e jogar a faca na cabeça de outro que esteja mais longe. é possível jogar pedras para chamar a atenção dos piratas e começar uma estrategia. Incendiar a vegetação entre outras maneiras.

O jogo tem diversos veículos como carros, jipes, caminhões, barcos, asa delta, jet ski e pára-quedas. Um arsenal de armas dos mais variados tipos, sendo ainda possível optimizá-las e personalizá-las com cores diferentes e equipamentos como silenciador, mira a laser, entre outros detalhes. Há ainda mini games como jogos de poker de atirar facas e missões menores de caçar animais únicos e matar piratas procurados. Ao longo do jogo você terá que melhorar seus equipamentos como bolsas para carregar mais munições, seringas, coldres de armas entre outros. Isso vai exigir a pele de animais dos mais variados fazendo você entrar mata adentro e caçar os animais. Existem ainda diversas folhas recolhidas pelo cenário que combinadas lhe permitem curar a vida, inibir seu cheiro para feras selvagens, mergulhar mais profundamente.

A variedade de animais é enorme existem desde tubarões à dragões de komodo, crocodilos, onças, panteras, ursos, cervos, cachorros, lobos, porcos entre outros. Esses animais vivem em uma biodiversidade emulada com realismo, atacando inimigos, caçando outros animais e vivendo em bandos formando um cenário vivo e tenso, muitas vezes você esta andando ou nadando em um rio e quando menos espera é atacado por um crocodilo algo de gelar a alma tamanho susto.

O jogo oferece ainda um sistema de evolução inspirado nos RPG'S onde cada morte e ação gera Xp sendo convertido em habilidades que dão cada vez mais poderes ao personagens, sendo representadas em forma de tatuagens no braço esquerdo e que casam muito bem com o universo do jogo, com seu misticismo e cultura local, além de justificarem o progresso de Jason, afinal ele é um riquinho sem nenhuma experiência  mostrando de forma natural sua adaptação e aprendizado na ilha.

FarCry 3 é um jogo de tiro em primeira pessoa como poucos nessa geração lado a lado de séries como Half life, saga Bioshock. Com mecânicas cativantes e funcionais, vale ressaltar ainda o modo multiplayer muito competente com os tradicionais modos online e ainda uma campanha Co-op que pode ser jogada com  até quatro amigos offline em tela dividida ou online. FarCry 3 é um pacote completo e competente que brilha no mundo dos FPS como poucos hoje em dia trazendo uma formula revigorada e entusiasmante, diferente de jogos anuais, ou aqueles com o mesmo mamão de açucar de sempre. Quer uma boa história, um mundo aberto, missões épicas, 30 horas de jogatina e modo multiplayer competente? Bem vindo a ilha Rock, bem vindo a FarCry 3  


Desenvolvedora: Ubisoft Montreal

Produtora: Ubisoft

Nota 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário