sexta-feira, 20 de setembro de 2013

As Polêmicas Notas de GTA V




GTA causando polêmica? Nada de novo até aí. Mas desta vez o assunto é outro. E é algo que não afeta só o game da Rockstar, mas toda a indústria do entretenimento.





E a polêmica das notas hein? Mais uma vez... agora com GTA V. Mano, o cara vai jogar esse jogo de qualquer jeito, falem o que falarem e fica enchendo o post da Gamespot. Bitching about the fucking score. E a nota nem é ruim! É um 9.0! E essa encheção de saco acontece com a maioria dos grandes lançamentos.

 Eu discordo de notas também, mas normalmente quando o review não faz sentido.

Exemplo: Zelda Skyward Sword, Gamespot dá 7,5 e diz que os controles não respondem bem, que ficam pedindo a toda hora pra serem recalibrados. Meu, se aconteceu duas vezes comigo de os controles não funcionarem e eu ter que recalibrar foi muito. Durante o game todo (tipo 40 horas). Deve ser algo com o controle do cara, não com o jogo.

Mas eu li o review, joguei o game, e discordei depois de ver que o que foi apontado como defeito não procedia. E mesmo assim, não fui no site reclamar e criar caso (não que não tivesse gente o suficiente lá tocando o terror), adorei o jogo, até o momento é um dos 3 jogos que mais gostei nessa geração, junto com The Last of Us e Red Dead Redemption. Ele é o que tem a menor nota entre esses três na Metacritic, então isso quer dizer que é o pior dos três? Pra mim não. Eu realmente não sei de qual eu gosto mais ou qual é melhor, e nenhum deles é perfeito.

 As pessoas precisam que seus games, filmes, livros, álbuns favoritos ganhem nota máxima pela crítica especializada pra afirmarem seu gosto como algo bom. Enquanto é bem mais simples do que que isso, e ao mesmo tempo mais complicado: Basta treinar seu senso crítico, jogar, assistir, ler, ouvir bastante coisa. Analisar. Se todo mundo fala mal de algo que você adora e você tem argumentos de por que considera aquilo algo bom (ou simplesmente sabe que não é tão bom mas gosta mesmo assim), pronto. É tudo que você precisa.

Um agregador como o Metacritic é interessante, sim, para alguns fins. O principal, vem justamente da palavra agregar. Agregar opiniões, torná-las visíveis ali pra que a gente leia. Mas é só isso. Se o próximo filme do Paul Thomas Anderson tiver uma média 4 lá, eu vou ver de qualquer jeito. Provavelmente eu veria o filme sem nem mesmo olhar que nota os críticos estão dando. Cause i don't fucking care! Não vou dizer que não sou influenciado por esse tipo de coisa de nenhuma forma, pois estaria me iludindo, provavelmente. Mas acho que pelo menos parar pra pensar é necessário, tentar se afastar da opinião dos outros, olhar pra si mesmo e pensar sobre como uma obra lhe afeta e o que nela você acha importante.

A maior reclamação no review da Carolyn Petit do GameSpot sobre GTA 5 é sobre misoginia. Segundo ela, as mulheres são retratadas apenas como objetos e nenhuma das personagens femininas tem grande importância ou mesmo, talvez, uma personalidade forte e independente. Será que ela está certa? Será que isso tudo não faz parte da crítica a America que o game quer fazer? Independente de qual é a pergunta certa, a resposta pra elas eu só vou descobrir quando jogar e parar pra pensar sobre isso. A opinião dela pode me influenciar nesse momento, mas também pode me ajudar a ver algo que eu talvez não visse e pelo menos me fazer pensar sobre o assunto. E é pra isso que a crítica deveria servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário